Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Transgenia é a tecnologia mais rapidamente adotada na agricultura moderna

0 visualizações

Transgenia

A crescente adoção de sementes geneticamente modificadas em todo o mundo é reflexo da eficiência tecnológica, especialmente no controle de pragas nas plantações. De acordo com o relatório de 2017 do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), a transgenia é a tecnologia mais rapidamente adotada na história da agricultura moderna.

Em 1996, quando os organismos geneticamente modificados (OGM) foram cultivados pela primeira vez no mundo, a área plantada era de 1,7 milhão de hectares. Apenas duas décadas depois, o total já havia batido a marca de 185,1 mi/ha.

O Brasil lidera esse aumento na aplicação da biotecnologia. Em 2016, o País cultivou 49,1 milhões de hectares de soja, milho e algodão transgênicos, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, ou o equivalente a 4,9 milhões de hectares a mais.

Apesar da alta adesão, muita gente ainda tem dúvida sobre como um transgênico é produzido. Trata-se de um organismo que recebeu parte do material genético (um ou mais genes) de outra espécie para obter características de interesse do doador, como tolerância a herbicidas e resistência a insetos. Quando determinada característica é identificada, os cientistas isolam o gene responsável por sua expressão. Depois, por meio de técnicas de engenharia genética, ele é inserido no organismo que será modificado.

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies