Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Agricultores irão investir em novas tecnologias na próxima safra

0 visualizações

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participou da edição de Toledo do Fórum Soja Brasil e ressaltou a importância da adoção das boas práticas para a promover a sustentabilidade da biotecnologia agrícola. Segundo a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, investir no Manejo Integrado de Pragas (MIP) é essencial para a manutenção da produtividade no campo.

soja_brasil_foto_interna

Os produtores rurais estão alinhados com esse posicionamento. Levantamento feito durante o evento, que ocorreu no dia 28 de julho de 2015, mostrou que, mesmo com os atuais desafios na economia, produtores rurais consideram indispensável o investimento em novas tecnologias para garantir para a produtividade da lavoura. Dos 1100 participantes do evento, 93% afirmaram que na safra 2015/2016 irão investir em sementes mais produtivas, em novos fertilizantes e no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

De acordo com a executiva, a biotecnologia traz grandes benefícios para o agricultor. “Atualmente as tecnologias disponíveis para os produtores incorporam características agronômicas, a exemplo da tolerância a herbicidas e resistência a insetos, e isso traz maior flexibilidade para o manejo”. Além disso, é possível otimizar o uso de insumos agrícolas.

Adriana alertou, porém, para a importância de realizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de maneira adequada. A utilização de uma cultura Bt sem a adoção de táticas que visem retardar a evolução da resistência tende a gerar indivíduos resistentes no longo prazo. “Deste modo, o uso de culturas Bt deve estar sempre associado ao plantio de áreas de refúgio que, em conjunto com outras práticas, atuam preventivamente retardando o processo de evolução da resistência em populações de insetos-praga”, disse.

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies