O Dia Nacional da Agricultura é comemorado anualmente em 17 de outubro e integra a Semana Mundial da Alimentação, que em 2017 vai de 16 a 22 deste mês. Essa data (17) reconhece uma das atividades mais antigas da humanidade, de cultivar a terra para produzir matérias-primas, alimentos e roupas destinados ao abastecimento de 7,6 bilhões de pessoas em todo o planeta. Considerada uma “indústria a céu aberto”, a agricultura também movimenta a economia global, injetando no Brasil quase R$ 200 bilhões só na safra 2016/2017, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os carros-chefes do País são as culturas de soja, milho, algodão, café, feijão e cana-de-açúcar.
A agricultura também é lembrada internacionalmente no dia 20 de março, mas esta terça-feira é importante para o Brasil porque somos um dos maiores produtores e fornecedores mundiais de alimentos, com terra fértil e própria para o cultivo o ano todo. Desde a Revolução Verde, nos anos 1950, até a nossa atual fase, da 4ª Revolução Industrial – que deve mudar, por meio das tecnologias, a forma como a sociedade vive, trabalha e se relaciona –, o campo ficou mais ágil, digital e com técnicas precisas. Entre os resultados e benefícios trazidos pelas inovações, está a biotecnologia agrícola, que oferece inúmeras novas oportunidades para a complexa agricultura tropical.
Como parte das celebrações do Dia da Agricultura, o Programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) lançou nesta terça-feira sua página oficial no Facebook. Essa é uma nova rede de produtores, consultores, especialistas de empresas e demais profissionais da cadeia produtiva. Nosso objetivo, com a página, é promover o diálogo sobre as melhores práticas para a preservação e a sustentabilidade da biotecnologia no campo, o aumento da produtividade e a redução de perdas em culturas de soja, milho e algodão Bt (resistentes a insetos).
O BOAS está sempre ao lado dos produtores na busca por soluções para os desafios do campo. Para atingir essa meta, realizamos parcerias com diversas entidades do agronegócio, percorremos o Brasil de Norte a Sul e levamos os mais recentes dados de pesquisas aos agricultores. O Facebook do Programa é, portanto, mais uma ferramenta de comunicação e interação com o produtor rural, que pode se sentir à vontade para entrar em contato conosco, buscar e trocar informações, tirar dúvidas técnicas, enviar fotos e mostrar seus cases de sucesso. Nesse perfil, que reunirá notícias, curiosidades, enquetes, infográficos, vídeos, exemplos de produtividade e de adoção das boas práticas, você pode contar a sua história, por que sua lavoura está prosperando, se mudou algo na produção e se, com isso, tem obtido melhores resultados, etc. Seu exemplo pode ganhar destaque no Facebook, site ou YouTube do BOAS. Participe!