Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

BOAS participa da primeira edição da ESALQSHOW, em Piracicaba (SP)

0 visualizações
Adriana Brondani

Coord. do BOAS, Adriana Brondani, moderou painel sobre biotecnologia na ESALQSHOW. Foto: Pecege

Com o tema “Soluções Biológicas”, a primeira edição da ESALQSHOW foi realizada nesta terça (10) e quarta-feira (11), no campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. A feira dedicou-se à inovação e ao empreendedorismo na agricultura e nos setores associados, levando ao público as últimas tendências, ideias, produtos e serviços disponíveis. Nos dois dias, estiveram presentes entidades do ensino, pesquisa e extensão, agricultores, empresas de ponta, empreendedores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior.

Um dos assuntos discutidos no evento foi a biotecnologia agrícola, no painel AgTech Valley Summit. A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e coordenadora do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), Adriana Brondani, fez a moderação, na quarta, às 15 horas. O debate se concentrou nos impactos diretos e indiretos da biotecnologia na oferta de grãos e no dia a dia dos produtores rurais. “Se o agricultor consegue produzir mais em um mesmo espaço, graças à proteção extra contra insetos e à tolerância a herbicidas conferidas pelas sementes transgênicas, a quantidade e a qualidade do alimento que chega até o consumidor é melhor”, destaca Adriana.

Além disso, o painel falou sobre como os avanços tecnológicos contribuíram para o aumento expressivo da produtividade brasileira, de maneira sustentável. Para isso, traçou  um panorama desde a revolução verde, a expansão dos cerrados, o plantio direto, a 4ª Revolução Industrial, o big data, a internet das coisas, a agricultura de precisão e digital – capaz de maximizar os resultados e benefícios trazidos por inovações como a biotecnologia. A mesa também tratou do melhoramento genético de última geração, que associado aos contínuos avanços da biotecnologia traz inúmeras novas oportunidades, em especial para a complexa agricultura tropical.

“O painel abordou o quanto a biotecnologia já beneficiou a agricultura brasileira. Mostrou como a precisão poderá ser incorporada ao manejo agrícola e ressaltou o quanto essa revolução está vinculada ao marco regulatório em biossegurança”, detalhou a diretora-executiva do CIB e coordenadora do BOAS ao final do evento.

Ao lado de Adriana, participou da discussão a pesquisadora Maria Fátima Grossi de Sá, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O painel AgTech Valley Summit incluiu, ainda, palestras sobre bioeconomia, controle biológico de pragas e doenças, agricultura de precisão, produção animal e integração lavoura-pecuária-floresta.

Painel Esalqshow

Painel AgTech Valley Summit, realizado no dia 11 de outubro, durante a ESALQSHOW. Foto: Pecege

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies