Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Caravana Soja Brasil atinge mais de 600 produtores no Paraná

0 visualizações

Público concentrado na palestra em Bandeirantes | Crédito: Davi Moura

O Paraná foi palco de uma iniciativa pioneira do Projeto Soja Brasil. A Caravana do programa, que passou pelo Estado entre os dias 11 e 15 de dezembro, pela primeira vez fez suas atividades em parceria com as cooperativas locais. A partir do município de Bandeirantes, passando depois por Guaíra, Campo Mourão, Guarapuava e Cascavel, as visitas contaram com palestras sobre a preservação da biotecnologia no campo, técnicas de manejo, comercialização da soja e perspectivas sobre a política e a economia brasileira.

A primeira parada aconteceu na cooperativa Integrada, no dia 11, no município de Bandeirantes. No dia seguinte, foi a vez da Cooperativa Agroindustrial Copagri receber a caravana em Guaíra e no dia 13 a cooperativa Coamo em Campo Mourão. A quarta parada da Caravana, dia 14, ocorreu em Guarapuava e teve como anfitriã a cooperativa Agrária. O município de Cascavel fechou a passagem do projeto pelo Estado, no 15, na cooperativa Coopavel.

Em todos os encontros o engenheiro agrônomo, doutor em Entomologia pela Universidade Texas A&M (EUA) e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), José Magid Waquil, abordou o tema “Preservação da Biotecnologia no Campo”. De acordo com o especialista em manejo da resistência, a biotecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta para os produtores, mas é necessário que eles estejam atentos e adotem algumas estratégias para a preservação dessa tecnologia. Waquil destaca o plantio de refúgio como a principal ferramenta para retardar a evolução de pragas resistentes.

Além disso, o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) fez diariamente o sorteio de carregadores portáteis para celular (power banks) entre os participantes. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram das atividades e 50 foram premiadas com essas baterias externas.

Sobre o Projeto Soja Brasil

O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), no âmbito do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS, e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies