Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Fórum Soja Brasil debate desafios e oportunidades para a safra 2018/2019 de soja

0 visualizações

O início da próxima safra se aproxima e chegou a hora em que produtor terá que tomar decisões. Para ajudar nesse processo, o BOAS esteve presente no 1º Fórum Soja Brasil – Safra 2018/2019, em Uberlândia (MG), nesta quinta, dia 26. Com um time multidisciplinar de especialistas, o evento debateu os temas que mais preocupam o agricultor nesse momento crucial: clima, economia, comércio exterior e manejo.

Foto evento Soja Brasil

Mercado

Para o analista da Safras & Mercado Gil Barabach o embate entre China e Estados Unidos trará impactos para a comercialização da soja. Segundo ele o produtor precisará se atentar para não perder oportunidades de negócios. Para o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, há chances de os produtores não aumentarem suas áreas de soja, pois não conseguem travar negócios futuros e com isso não obtém o dinheiro para financiar a safra.

Clima

Um dos assuntos mais aguardados pelos participantes do Fórum, o clima é também um dos mais difíceis de prever. Entretanto, especialistas consideram que há chance de o fenômeno El Niño trazer muitas chuvas para a região Sul e seca para o Nordeste. Segundo a editora de meteorologia do Canal Rural, Pryscilla Paiva, muitos mapas estão apontando chances de até 80% de El Niño. “Isso não está confirmado ainda; é preciso monitorar diariamente as previsões para não dar chance de erros”, conta.

Para Pryscilla as chuvas devem mesmo chegar em setembro, mas não com grandes volumes no Sudeste e Centro-Oeste. “No Sul as chuvas devem ser mais volumosas e a preocupação ficará por conta da ferrugem asiática, que se prolifera melhor com excesso de umidade,” diz.

Manejo de pragas

Ainda sobre um possível El Niño, a principal entidade de pesquisa de soja do Brasil, a Embrapa, está preocupada. Isso porque o fenômeno acaba trazendo ainda mais chuvas, gerando condições ideais para a proliferação da ferrugem asiática. Com isso, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, Ricardo Vilela Abdelnoor, recomendou que os produtores redobrem as atenções com o vazio sanitário, que começou em muitos estados em junho e julho.
Para o José Magid Waquil, consultor do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), esta é uma boa oportunidade de os produtores apostarem todas as fichas no manejo de resistência contra a ferrugem. “O manejo da resistência precisa ser realizado para preservar as tecnologias que existem hoje. É preciso fazer o refúgio para que as tecnologias Bt não percam suas eficiências”, conta ele.

Fórum Soja Brasil

O Projeto Soja Brasil chega a sua sétima edição nesta safra 2018/2019 e, mantendo a tradição de dar apoio aos produtores do Brasil. Trata-se da maior expedição por lavouras de soja já realizada no País. Com a coordenação técnica da Embrapa e participação do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), o projeto presta consultoria ao agricultor brasileiro, que tem acesso a recomendações e técnicas para obter mais produtividade. O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil).

Fonte: Redação BOAS com informações do Projeto Soja Brasil, 27 de julho de 2018

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies