Pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, Estados Unidos, sequenciaram o genoma do nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines). Ou seja, desvendaram as características do seu DNA. Nematoides do cisto de soja são vermes parasitas que infectam raízes dessa planta e devastam a produção causando perdas severas. As populações de nematoides, além de se acumularem nos campos, permanecem no solo por anos.
Agora, com o genoma do verme totalmente mapeado, cientistas poderão desenvolver melhores estratégias de controle dessa praga. O feito foi publicado na revista científica BMC Genomics.
SAIBA MAIS
Conheça as principais doenças que atingem lavouras de soja, milho e algodão no Brasil
Soja Bt: Como essa tecnologia protege a lavoura
Como o genoma do nematoide do cisto da soja foi sequenciado
Por anos, as características genéticas do nematoide do cisto da soja impediram os cientistas de sequenciar o genoma completo do verme. Cerca de um terço dos 29.769 genes do nematoide são repetitivos, o que complicou o processo de sequenciamento e montagem, segundo os pesquisadores do estudo. Era como montar um quebra-cabeça para o qual todas as peças são idênticas.
Para vencer esse desafio, a equipe de sequenciamento usou técnicas avançadas de bioinformática. Isso , que permitiu decodificar toda a sequência do genoma do nematoide e possibilitou a montagem de um código genético de alta qualidade. Os pesquisadores sequenciaram porções menores e, posteriormente, juntaram ou essas partes formando o genoma completo.
O genoma do nematoide mapeado pode contribuir com o melhoramento genético da cultura
O sequenciamento do genoma do nematoide preenche importantes lacunas na compreensão científica dessa praga. Ele tornará possível estudar e comparar diferentes populações de nematoides em níveis aprofundados.
Quando os nematóides infectam uma planta de soja, eles lutam contra as defesas naturais da planta. A sequência completa do genoma é um pré-requisito importante para entender como eles se sobrepõem a essas defesas.
Fonte: BMC Genomics, Redação BOAS, Maio de 2019.