Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Informação, interatividade e diversão marcam passagem do CIB pelo Mato Grosso

0 visualizações

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participou no dia 16 /11 de mais um Fórum Soja Brasil, projeto que leva informações sobre o mercado de soja para agricultores de todo o país. Desta vez a Caravana desembarcou na cidade de Sorriso (MT) e teve como destaque o Jogo Boas e o Guri de Uruguaiana, que ajudaram o produtor a se preparar para a próxima safra e a ampliar seus conhecimentos sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), tecnologia e sustentabilidade no campo.

O Fórum aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Sorriso onde a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, apresentou uma palestra interativa com perguntas e respostas dadas tempo real. “O Mato Grosso é o estado que mais adota biotecnologia no Brasil, por isso é tão importante conversar de perto com o produtor dessa região”, destacou Adriana.

A interação ficou mais divertida com a presença do ilustre personagem gaúcho Guri de Uruguaiana que divertiu os produtores. Foi a primeira participação do Guri nos eventos do Soja Brasil, mas se depender da animação dos produtores, o personagem deve aparecer novamente.

Jogo Boas
O CIB também levou o Jogo Boas até o município de Sorriso e 80 produtores passaram pela carreta para participar da brincadeira. O Jogo simula algo que o produtor conhece muito bem: a tomada de decisões desde o momento que ele adquire a semente até a fase de monitoramento da lavoura. “É uma brincadeira que trata de algo muito sério de forma leve e descontraída” disse Adriana. Ao final, ganharam uma camiseta aqueles agricultores que elegeram corretamente as melhores práticas para preservar a tecnologia Bt”.

O Jogo também contou com a presença do consultor técnico e engenheiro agrônomo, José Magid Waquil, que tirou as dúvidas dos agricultores sobre MIP. Waquil ressaltou o diálogo feito com os produtores e como isso ajudará a preservar a tecnologia no campo. Na campanha, o foco é a tecnologia Bt, de resistência a insetos. “O produtor paga por ela e quer que ela dure o máximo de tempo possível. Nós, como pesquisadores, sabemos como é difícil desenvolver uma nova tecnologia, por isso é tão importante esse trabalho”, avaliou.

A campanha de Boas Práticas Agronômicas do CIB fala da importância do correto manejo e tem como mote principal a adoção de áreas de refúgio, indispensável para prolongar a eficácia da tecnologia Bt.

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies