Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Ministério da Agricultura estuda ampliar crédito para produtor que adotar refúgio

0 visualizações

Mesmo sendo fundamental para garantir a manutenção da eficácia das sementes Bt (resistentes a insetos), as áreas de refúgio ainda não são adotadas por grande parte dos produtores. Pensando nisso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) avalia a inclusão de uma política de incentivo ao refúgio por meio da facilitação de acesso ao crédito para o produtor rural que comprovar que faz a prática.

O tema será discutido nessa terça-feira, 16 de maio, durante reunião do MAPA e, se aprovada, a proposta será incluída no Plano Safra 2017/2018, que se encontra em fase de finalização pela Secretaria de Política Agrícola. Segundo informações do Canal Rural, a indicação será feita pelo secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel, ao secretário de Política Agrícola do Ministério, Neri Geller, responsável pela elaboração do Plano Safra.

Refúgio

O refúgio consiste em uma área cultivada com plantas não Bt em lavouras de soja, milho ou algodão Bt. O percentual da área que deve ser usado como refúgio varia de acordo com a cultura transgênica utilizada e com aspectos agronômicos. Pesquisadores recomendam que, para a soja e para o algodão, 20% da área deve ser cultivada com sementes não Bt e para o milho esse índice é de 10%.

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies