Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Algodão Bt

0 visualizações

A tecnologia que controla pragas e beneficia o produtor

O algodão Bt  recebeu genes da bactéria de solo Bacillus thuringiensis, daí a denominação Bt. Essa bactéria produz proteínas tóxicas a determinados tipos de insetos, principalmente da ordem Lepidoptera. A partir da introdução de um gene da bactéria na planta, ela passa a expressar a proteína inseticida.

Algodão Bt

O algodão Bt foi o primeiro algodão transgênico aprovado no Brasil, em 2005, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Por meio da biotecnologia, essas plantas tiveram sua composição genética modificada, passando a ser resistentes ao ataque de diferentes espécies de insetos-praga.

Essa tecnologia é uma grande ferramenta no manejo integrado de pragas (MIP), além de trazer benefícios para o agricultor, podendo também influenciar nos ganhos de produção.

planta do algodão

As proteínas inseticidas produzidas pela bactéria Bt já passaram por inúmeros testes e apresentam um histórico de uso seguro de mais de 40 anos, iniciado com a utilização de esporos de Bt em formulações microbianas para o controle de pragas. As proteínas produzidas pela bactéria Bt não possuem qualquer efeito nocivo sobre outros organismos e sobre o homem.

A utilização da tecnologia Bt na cotonicultura controla pragas como o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), lagartas-das-maçãs (Heliothis virescens e Helicoverpa zea),  lagarta rosada (Pectinophora gossypiella) e lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda).

 

Alabama argillacea, praga do algodão bt

Alabama argillacea – Eddie McGriff, University of Georgia, Bugwood.org

Pragas controladas pelo algodão Bt

O algodão Bt é uma cultura que pode sofrer infestação por diversas pragas. Os principais grupos de insetos que atacam a lavoura de algodão são:

Lagarta-do-cartucho ou militar (Spodoptera frugiperda)

Principal praga que ataca o algodoeiro desde o início até a maturação. Agride tanto plantas jovens quanto as folhas ou maçãs.

Lagartas desfolhadoras

Grupo que inclui o curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argillacea) – que predomina no terço superior das plantas, e a falsa-medideira (Chrysodeixis includens) – que predomina no terço inferior. O algodão Bt é altamente resistente a esse grupo, o que ajuda a reduzir significativamente os danos na plantação.

Lagartas-das-maçãs

Fazem parte do grupo a lagarta-rosada (Pectinophora gossypiella) e insetos dos gêneros Helicoverpa e Heliothis. As pragas atacam os botões florais do algodão e as maçãs em desenvolvimento, reduzindo a qualidade das fibras obtidas.

 


SAIBA MAIS

O que são as Boas Práticas Agronômicas?


 

Adoção do algodão Bt

A chegada da tecnologia Bt no algodão beneficiou os agricultores, apresentando vantagens sobre o método convencional de controle.

O algodão Bt foi lançado comercialmente em 1996 na Austrália, México e Estados Unidos. A produção comercial de algodão Bt no Brasil começou em 2005. Desde então, a adoção do algodão transgênico atingiu 89,8% dos 1,44 milhões de hectares de todo o algodão plantado no Brasil no final da safra de 2018–2019. Desde a aprovação da biotecnologia nas plantas de algodão, a cotonicultura brasileira teve um aumento acumulado de 103% na produção, ate a safra 2020/2021.

A área plantada com algodão transgênico no Brasil durante 2018–2019 aumentou significativamente em 48,3% em comparação com a safra anterior, o que destaca a importância da tecnologia transgênica Bt para o manejo de pragas-alvo nas condições tropicais da agricultura brasileira.

Há relatos de redução de até oito  aplicações de inseticidas em um ciclo da cultura  devido a adoção dessa tecnologia. O custo de produção e o tempo gasto em aplicações também diminuíram.

Manejo do algodão Bt

A planta resistente a insetos sofre menos danos, pois há controle mais eficaz de pragas. Para que esse benefício se mantenha, a principal recomendação em todos os países em que a cultura Bt é cultivada é adotar o refúgio agrícola. A prática tem objetivo retardar ou até mesmo prevenir o crescimento da população de pragas resistentes à tecnologia.

O manejo adequado das principais pragas-alvo contribui para:

  • Sustentabilidade da produção;
  • Eficiência e produtividade do algodão Bt;
  • Racionalização do uso de inseticidas;
  • Rentabilidade do agricultor.

O manejo inadequado pode favorecer o desenvolvimento de pragas resistentes.

Refúgio agrícola é a plantação de uma porcentagem de algodão convencional entre as áreas de algodão Bt. Do mesmo modo que existem insetos suscetíveis à proteína Bt, existe uma minoria que é naturalmente resistente a ela. Então, se o produtor escolher plantar apenas sementes Bt, pode ser que inicialmente os insetos sejam completamente controlados, mas, em médio prazo, haverá uma seleção de indivíduos resistentes. Ou seja, em algumas safras, insetos que resistem à proteína Bt serão maioria e isso levará à perda da eficiência do algodão Bt.

 


SAIBA MAIS

Refúgio Agrícola: tudo o que você precisa saber para garantir a segurança da sua lavoura


Por isso a  adoção do refúgio agrícola é essencial, juntamente com as outras Boas Práticas recomendadas para a plantação das variedades Bt. O conjunto de técnicas garante a eficiência da tecnologia e o aumento de produtividade, sem colocar a lavoura em risco.

 

Benefícios do algodão Bt

O cultivo dessa  tecnologia oferece vantagens para os produtores. Conheça os principais benefícios do algodão Bt:

Eficiência no controle de pragas

O agricultor evita gastos desnecessários com inseticidas para o controle da lagarta-do-cartucho e outros insetos-praga. Isso traz vantagens econômicas para o produtor e economia de tempo, já que não será preciso fazer várias aplicações;

Economia de água e de combustível

Como o agricultor não precisará aplicar inseticidas com a mesma frequência, vai economizar água, uma vez que não vai usá-la para diluir o produto químico a ser pulverizado. Além disso, menos aplicações significam redução do uso do trator na lavoura, minimizando, consequentemente, o uso de combustível. Isso também resulta em menos poluição do ar, de rios e do solo.

Outras culturas Bt

No Brasil, além do algodão, soja, milho e cana contam com a tecnologia Bt para ajudar no combate às pragas e, consequentemente, manter ou aumentar  a produtividade da lavoura. As folhas das culturas nas quais essa inovação está presente expressam uma proteína inseticida. Quando ingeridas pelo inseto-alvo, essas proteínas se ligam à parede do seu intestino causando danos ao sistema digestivo e levando à morte.

história da cultura bt

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies