Novidades sobre inovações e as melhores práticas agronômicas

Refúgio é o ponto mais importante no manejo, diz especialista

0 visualizações

Para o entomologista e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Jerson Guedes, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem vários pontos importantes, mas o refúgio é fundamental. A adoção dessas áreas tem sido eficaz em retardar o aparecimento de resistência de pragas nos países com maior histórico de uso destas tecnologias. “Essas áreas onde os insetos suscetíveis possam sobreviver é a chave”, afirma Guedes.

O entomologista alerta que é necessário usar uma menor quantidade de inseticidas nessas áreas, de forma a permitir que esses insetos suscetíveis acasalem com os possíveis resistentes, garantindo o prolongamento da eficácia dessas tecnologias. As áreas de refúgio devem ser conduzidas como toda a lavoura, com o uso de pulverizações de inseticidas ou a adoção de outros métodos de controle sempre que as populações das pragas atingirem o nível de ação. É importante lembrar que não é recomendável a aplicação de inseticidas formulados à base de Bt nas Áreas de refúgio.

Assista no vídeo abaixo o depoimento completo de Jerson Guedes:

 

Últimas Publicações

Veja Nossos Vídeos

Boas Práticas Agronômicas

As Boas Práticas Agronômicas são um conjunto de técnicas de manejo que ajudam o agricultor a ter mais eficiência e a fazer o uso sustentável da biotecnologia no campo.

Acompanhe nossos conteúdos para saber mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies